Itapecurense Notavéis


Membros da Academia Itapecuruense de Letras recepcionam familiares do professor Newton Neves.

Estiveram visitando Itapecuru Mirim, dia 08 de maio do corrente a escritora Arlete Nogueira da Cruz e a advogada Maria  Raphinha Neves Fernandes, sobrinha e filha  do Professor Newton Carvalho Neves, Patrono da cadeira 35 da AICLA. Na ocasião vários Membros   da  Academia, e o gestor do colégio  Newton Neves, o professor Magno Amorim,  ofereceram as duas ilustres visitantes  um almoço na residência  da folclorista Maria  Sampaio, com direito   a momento cultural de primeira grandeza, como a  apresentação de cantos e toadas  pela  dona  da casa e declamação de belos sonetos  de Moaciene Lima. Convidadas a integrarem os quadros da AICLA,  na categoria de “Membros Correspondentes” agradeceram emocionadas  ficando de estudar a proposta.  

Um pouco sobre as visitantes.

Arlete Nogueira da Cruz (Machado) Nasceu em  Cantanhede, na época distrito de Itapecuru IRIM,  em 1936. Seu pai, Raimundo Nogueira da Cruz, foi Agente da Estação da Estrada de Ferro São Luís/Teresina e sua mãe, Enoi Simão Nogueira da Cruz, poetisa e cronista. Estudou em São Luis no  Colégio Rosa Castro e  Liceu Maranhense. Licenciada em filosofia pela Universidade Federal  do Maranhão e recebeu titulação de mestrado  em Filosofia Contemporânea pela  PUC no Rio de Janeiro. Foi professora de Filosofia Contemporânea na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e também fez parte do corpo docente da UFMA.A conterrânea Arlete Nogueira, que é escritora e poeta, escreveu várias obras e está concluindo um romance sobre o rio Itapecuru, que prometeu fazer  o lançamento em nossa cidade.

Livros publicados: A Parede, (seu primeiro livro, lançado em 1961, escrito aos  20 anos. Josué Montello, que descobriu esse livro  em 1959, inscreveu-o na Academia Brasileira de Letras, onde obteve o terceiro lugar no Prêmio Júlia Lopes de Almeida, em 1960) Cartas da paixão, ensaios filosóficos,  Compasso binário (romance), Canção das horas úmidas (poesia), Litania da Velha (poema), Contos inocentes  e Trabalho Manual.

Arlete é professora aposentada da UFMA e exerceu, por quase duas décadas, vários cargos na área da cultura, procurando desenvolver importante trabalho em favor das artes no Maranhão.Ela nos confidenciou que o primeiro  projeto da criação da  Casa da Cultura de Itapecuru, no antigo prédio da cadeia Pública,  foi de sua autoria quando titular da Secretaria da Cultura, e que fez  quatro  viagens a Itapecuru, na época da administração do  Prefeito José Lauande, sendo sempre bem recebida pelo Prefeito e esposa Adélia,porém terminando  seu mandato o projeto foi engavetado, e que depois de dois governos,  o conterrâneo Benedito Buzar assumiu a pasta da Cultura, viabilizando o antigo projeto da Arlete, de grande alcance cultural para todos nós. 

Casada com o poeta e escritor,  Nauro Machado, tem um filho:  o cineasta Frederico da Cruz Machado. Vale aqui ressaltar, que sua mãe Enoi Nogueira da Cruz é patronesse da cadeira nº 27 tendo como Acadêmico Fundador o mestre em Letras, filósofo e Psicanalista do Ministério da Saúde, William Amorim de Sousa.A escritora presenteou a Academia com várias obras de sua autoria e do se esposo Nauro Machado.
 
Maria Raphinha Neves Fernandes  advogada, professora, residente em São Paulo onde desenvolve belíssimo trabalho de cunho social, em programas de integração e parcerias para suporte a Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência, que envolve grupos voluntários, de  profissionais e familiares de pessoas portadoras de  necessidades especiais, e interessados  para a inserção e participação da vida na comunidade e sociedade.
Maria Raphinha é uma das  filhas  do professor Newton Neves de uma prole de 11 irmãos,  tomando conhecimento que seu pai  foi escolhido para ser Patrono de uma  das cadeira  Nº 35 da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA , veio a Itapecuru  em nome da família  enfatizar a alegria de todos  com a homenagem recebida,  imortalizando  nome do  pai  na cidade que ele tanto amou  e ajudou na formação intelectual de  muitos conterrâneos,  prometendo  organizar um encontro da “Família Neves”  aqui em Itapecuru Mirim em 2013.
As duas ilustres visitantes visitaram amigos como, Jamil Mubarack, Belisca, Dalva Abreu, foram conhecer o Hospital Adélia Matos, os colégios, Leonel Amorim e Newton Neves onde receberam homenagens por parte dos professores e pais dos alunos e se disseram emocionadas pela recepção e pelas lembranças revividas, no torrão natal. 

Jucey Santana/É Membro Fundador da AICLA Cadeira nº 17

Eleições 2012/Itapecuru-Mirim(MA)


PSC de Itapecuru já tem novo Presidente

Vereador Ribamar da Honda
A nossa equipe de Reportagem “Alvorada é Noticias” se deparou com uma importante informação no cenário político quem esteve  em visita a cidade de  itapecuru-Mirim o Presidente Regional do PSC no Maranhão, o Deputado Federal Costa Ferreira,a onde o mesmo participou do lançamento da Pré-candidatura á prefeito de Itapecuru o Vereador Ribamar da Honda. Na oportunidade o Presidente Regional convidou o vereador e sua equipe para assumir a Presidência do Diretório provisório do partido no município á onde o mesmo aceitou prontamente. Estiveram no encontro várias lideranças políticas, comerciantes, empresários, líderes comunitários e a presença marcante da ex-prefeita Risalva Saraiva, do vereador Carlinhos e o suplente de deputado estadual Zé Jorge. “Foi uma honra receber o vereador Ribamar da Honda como presidente do diretório provisório municipal e seus aliados, pois com certeza fortalecerão os nossos objetivos de programar uma política inclusiva e mais justa ao povo de Itapecuru”, Concluiu o deputado.

Outro Lado da Moeda!

Após muitos rumores que o atual Presidente do Diretório Municipal do partido social cristão - PSC de Itapecuru- Mirim seria candidato a prefeito a qualquer custo, o senhor Jose Ribamar Domingues junto com seus companheiros (Hellen Rose, Risalva e Zé Jorge) oficializaram durante a noite do dia 01 de junho de 2012 seu apoio ao candidato a prefeito magno Amorim.

Esclarecimento!

Vereador Ribamar da Honda
Em relação à matéria postada em sua página do qual relata a reunião ocorrida no dia 1º de Junho de 2012 na casa do empresário Rogério Vilena para tratar de assunto relativo a uma possível coligação de vários partidos de oposição à administração Junior Marreca o fato mais lamentável e vergonhoso é que a reunião foi deturpada quando vocês (os autores da postagem) afirmam que os partidos ali presentes manifestaram apoio a pré-candidatura de Magno Amorim rumo à prefeitura do município, demonstrando que nem bem teve início à campanha eleitoral 2012 os demagogos e mentirosos que não possuem lideranças e nem votos já começaram a inventar mentiras tendo nisso a prova maior do desespero. A respeito desse assunto eu, o pré-candidato Ribamar Domingues (PSC) e Rogério Baiano (PT) afirmamos categoricamente que em momento algum foi definido qualquer nome como provável candidato numa futura aliança eleitoral e partidária nas eleições de 7 de Outubro do corrente ano. Mas por outro lado estamos em processo de conversação bastante avançada envolvendo lideranças de 13 partidos que marcharão unidos contra o retrocesso, a corrupção e os desmandos administrativos que passa o município de Itapecuru Mirim - MA.

Matéria Extraida no Facebook do PSC de Itapecuru.