Fonte da Miquilina e a sua História


Entrada da Fonte da Miquilina
Olá amigos internautas do Blog “Alvorada é Noticias” o nosso Paparazzi (Telmar Felix) em suas andanças pelas ruas e avenidas de Itapecuru se deparou com uma situação que choca a nossa historia até agente que não e nascido em Itapecuru-Mirim como eu e os demais amigos ficamos super triste em ver a fonte da Miquilina que antigamente era fonte de abastecimento de água em itapecuru esta abandonada e quem conhece a fonte sabe o que estou falando muitas pessoas ilustres do passado e até presente beberam dessa água da fonte da miguilina.

O que podemos observa e que a rampa que dá acesso à fonte da miguilina cheia de matos. Todos fazem esta pergunta a onde está os nossos políticos que pouco dão importância da nossa Historia, em depoimento colhidos por moradores que relatam que a fonte da miquilina pertencia a uma vila e que em 21 de julho de 1870 passou a ser cidade de itapecuru-mirim.

Conforme as informações e que a fonte da miquilina na época era utilizada como comercio e que água extraída era vendida para a população no valor de 0,50 (Cinquenta Cruzeiros) naquela época tinha um senhor por nome de Raimundo Tinoco dizia-se ser proprietário da fonte e não deixava ninguém entrar pra tirar água de seu terreno.

Naquele tempo depois que a bica secou, o senhor Raimundo Nonato Marinho, conhecido como seu Dico carregador. Pediu a Raimundo Tinoco que o deixa-se aumentar o pequeno buraco para assim pudesse tirar água e vende-las para as pessoas mais ilustres de nossa cidade como Raimundo Cardoso. Ozonan dos Santos, Raimundo telegrafo e outros. Então seu dico convidou o senhor Sebastião Meneses popular. Broca para ajuda-lo a enlarguercer a pequena poça.

Em julho de 1963 em dia de domingo, começou o enlarguecimento da pequena poça que seria a futura fonte da miguilina hoje totalmente abandonada pelos nossos ilustres políticos da nossa cidade. Ai seu dico e seu broca enlargueceram o buraco o qual, ficava na lage, de 80 cm de fundura por 80 largura, eficiente para encher duas latas de água de cada vez. Com a chegada da caema na cidade ninguém comprava mais água. Na primeira administração de Jose Lauande Fonseca, foram construídos os paredões, colocando canos de plásticos os quais hoje são de ferro e feita à rampa de concreto. Mas olhe hoje a realidade da fonte da miguilina parece piada, mas, ficou esquecida há muito tempo. Acorde itapecurrueneses pra realidade.

Reportagem:Cristiano Dias
Fotos:Telmar Felix