Escola abandonada em Itapecuru preocupa pais de alunos

A nossa Equipe de Reportagem (Alvorada é Noticias) através do Repórter Fotográfico (Telmar Felix) fotografou uma Escola Municipal de Itapecuru (Escola Municipal Eugenio Gonçalves de Matos), no Bairro (Trizidela) o que podemos observa, através desta foto e que a escola esta abandonada a mais de dois anos, agora amigos internautas, fica uma pergunta no ar, essa escola fica na sede do Município e diante disso perguntamos a onde e que está à força da Educação de Itapecuru.
Em conversa com os moradores do bairro trizidela que não quis se identificar, os mesmo relatam que aqui é era pra ser uma escola muito bonita, mas deste de maio de 2009 quando Itapecuru-Mirim teve a sua segunda  enchente. Segundo moradores os mesmo lembram que foi prometido à construção de uma nova escola e até agora nada de construir outra escola, entra ano e sai ano, a situação continua na mesma, moradores questionam cadê o dinheiro que vem todo mês da educação sumiu.
Imaginamos as escolas dos povoados, como será que estão, será que a educação nesses povoados e mais atuante do que os da sede.
Reportagem: Cristiano Dias
Fotos: Telmar Felix

PROBLEMA SÉRIO

Vereador diz: “A secretária Elisangela está deixando de fazer o seu trabalho para fazer campanha em benefício próprio”

Na sessão ordinária do dia 12/03 (segunda-feira), da qual estavam presentes os vereadores Sebastiana Costa Cardoso (PSD); Raimundo Índio do Brasil Bandeira de Melo (PSB); José de Arimatéia Costa Junior (PSDB); Wilson Aires (PMDB); José Carlos Gomes Rodrigues Junior (PSDB); Rogério Maluf Gonçalves (PRP); Benedito de Jesus Pires Carvalho (PSD); Josivaldo Rodrigues da Costa (PT) e Samoel Campelo (PHS), que se ausentou por motivos pessoais; não houve matéria no expediente do dia.

Nas explicações pessoais, o vereador JR fez uso da palavra para destacar a alegria e satisfação pelo ato comemorativo dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores, realizado dia 11/03 no Itapecuru Social Clube. “Itapecuru para o Partido dos Trabalhadores tem uma passagem importante. O nosso partido foi fundado em 1980 e já em 1981 nós já tínhamos filiados em nossa cidade, encabeçado, na época, pelo saudoso Bernardo Careca, e para nossa alegria, até hoje ainda temos dezenas de filiados daquele período. Foi uma festa democrática, uma festa bonita, uma festa onde, de fato, houve confronto de ideias, clima de amizade muito saudável. O PT mostrou mais uma vez que o ato democrático é soberano. O importante é que foi um ato de agradecimento a história de Bernardo Careca, de Raimundo João, de tantos outros companheiros e do PT em Itapecuru”, disse.
Continuando o discurso, o vereador JR ressaltou: “Há mais de um mês que as aulas já começaram e nós temos ainda comunidades sofrendo com alunos que não podem assistir aulas, porque o transporte escolar não está chegando até esses alunos. Recebemos uma comitiva com representantes dos povoados Buragi, São Sebastião, Cigana, Pau Nascido e de outras comunidades, que foram até a Secretaria, foram bem recebidos pelo representante do Transporte, que garantiu a solução do problema para o mesmo dia, ou seja, até à tarde daquele dia. Não foi resolvido à tarde, não foi resolvido no dia seguinte, não foi resolvido até agora. Sem nenhuma solução. E aí, saiu na rádio uma nota dizendo que não havia sido feito ainda porque o transporte iria passar por inspeção. Isso nos deixa triste pelo fato de saber que quando se começam as aulas é quando se faz a revisão no transporte escolar. Fica aqui o nosso lamento, a nossa indignação por esse fato inaceitável”.   
“O que acaba de relatar aqui o vereador JR e falou na última sessão aqui o vereador Ribamar, das ações da Secretaria de Educação, na pessoa da titular da pasta, é que a secretária Elisangela, está deixando, realmente, de fazer o seu trabalho para fazer campanha em benefício próprio. Acabei de perguntar ao vereador Samoel, que está envolvido aí com negócio de processo de licitação, cooperativa de transporte, como era que estava a situação do transporte escolar. Ele respondeu que a cooperativa já tinha assinado o contrato com a Prefeitura. Depois que assinam o contrato é que vão fazer a vistoria dos transportes. Acabei de concluir no último sábado um curso sobre licitações. Eu não participei diretamente, mas só com os conhecimentos que adquiri nesses três dias, vendo o que já ocorreu, tem muita coisa errada. Diante disso, nós não podemos aceitar de forma alguma que o contrato depois de ser assinado é que eu vou saber se a empresa tem ou não condição de prestar o serviço.
A vistoria do transporte tem que ser antes, porque caso venha ocorrer que o transporte não tem a mínima condição, como é que fica? O contrato já foi assinado. De quem foi a culpa? Do gestor principal. As coisas estão ocorrendo e nós estamos aqui colocando uma venda nos nossos olhos e fechando nossa boca e não falamos nada. Um outro problema em relação a Educação são os adesivos que estão sendo colocados nas repartições públicas do município e em carros locados pelo município. A multa, segundo eu consultei, para o gestor e respinga no Prefeito, vai de 5 mil a 50 mil reais. Estou com uma câmera fotográfica dentro do carro, vou visitar três secretarias, que me informaram que tem adesivos lá bem na recepção com o “E” em destaque, vou visitar, vou tirar uma foto, vou levar ao conhecimento do Prefeito. Eu vou fazer a representação junto ao Ministério Público”, afirmou o vereador Índio do Brasil. 
Fonte da Matéria:http://www.itapecuruagora.com/
Fotos:Cristiano Dias