Itapecuruenses notáveis ( PROFESSORA MARIANA LUZ)

PROFESSORA  MARIANA LUZ
Não vou aqui traçar nenhum perfil filosófico, crítico literário ou científico da professora Mariana Luz, sim, anotar informações, muitas vezes até folclóricas, de pessoas que a conheceram,  avaliar o que encontrei nos seus escritos, e principalmente resgatar o quanto de humana e generosa existia na figura da poetisa, que,  mesmo não a tendo conhecido, sempre tive o maior respeito pela sua pessoa, que ajudou o meu pai, a escrever as primeiras palavras.
            Foi uma das figuras mais expressivas na literatura itapecuruense, com uma produção literária de primeira grandeza. O diferencial de Mariana Luz para outros grandes expoentes da nossa terra, é o fato da poetisa sempre ter vivido em Itapecuru, auxiliando na educação de várias  gerações de conterrâneos, tendo produzido toda sua obra literária na sua cidade natal, muitas vezes falando do cotidiano das pessoas amigas, vizinhos, alunos, autoridades, figuras ilustres, da exponenciais da cultura...  

SEGUE A PERSEGUIÇÃO AOS CAMPOS DE PELADA EM ITAPECURU


Minhas memórias futebolísticas e esportivas em geral, data dos anos 70 para cá.Meus primeiros ídolos no futebol, ao contrario de hoje, eram locais. Por exemplo; Bilisca, Batatinha, Maní, dentre outros. Embora não os tenha visto jogar, mas, só de ouvir, o que os mais antigos falavam, me faziam passar a admirá-los.

Já, nego Brito, Leão e Laniel Amorim (goleiros), Zé Paulo (zagüeiro),Ubiracy (meio campo), Geraldo da cemar (meio campo) Castro (meio campo), Vavá (centro-avante),Adailson, o camarão(polivalente), Bisiga (meio campo), Riba Caldas (lateral), Niquinho Cruz (ponta esquerda), Pintado(cabeça de area). O melhor jogador itapecuruense que vir em atividade, Neguinho do Grilo (meia-atacante). Desses, fui Fã incondicional.

Bons e velhos tempos dos times do IDEAL, NAUTICO, FERROVIARIO, RODOVIARIO, BEIRA RIO, BANDEIRANTES, ITAPECURUZINHO, TRIZIDELA, SELEÇÃO DE ITAPECRU, etc..., Do saudoso campo do Itapemirim.Mais recente,lembro-me de, já falecido, João Batista, o Godin (meio campo) e Vicentinho (meia-atacante).